Dia mundial do meio ambiente e a energia solar

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência  das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente,  e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” (Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972).

A busca por uma postura de equilíbrio e respeito pelo meio ambiente vem ganhando força não somente pelas práticas implantadas por instituições ligadas à área, mas pela expansão irreversível dos dados a estrutura ambiental.

A postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais tem sido um fator aliado do setor fotovoltaico. A geração de energia solar impacta positivamente a economia, na geração fotovoltaica a emissão de CO 2 é reduzida, a necessidade de manutenção do sistema é baixa, a fonte de energia, o sol, é infinita e limpa.

O aproveitamento dos telhados para a instalação do sistema, não demanda grandes modificações de estrutura, sendo assim, o uso dos recursos naturais é otimizado sem ocupar ou agredir o solo indevidamente, evitando desmatamento e ocupação de grandes áreas, como é necessário nas usinas hidrelétricas.

Compartilhar

Comentários (Nenhum comentário )

Sem comentários ainda.