Você sabe quais impostos são cobrados na sua fatura de energia?

Ao analisar sua fatura de energia você já deve ter se perguntado o que são todos aqueles números, cobranças, tantas informações, saiba que grande parte destes são impostos e que serão pagos pelo consumidor todos os meses.

A tarifa de energia é composta por vários componentes e subcomponentes tarifários, entre eles estão energia, transporte, perdas, encargos e subsídios, estes que são impostos, além das bandeiras tarifárias que contribuem para encarecer a tarifa.

Quais são eles?

Entre os impostos que incidem na tarifa de energia e que são obrigatórios, está o ICMS (Estadual) (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) que é cobrado pelos estados quando um produto ou serviço é adquirido, no caso da energia, ela nada mais é do que um serviço prestado por uma empresa e adquirida pelos consumidores, por este motivo há cobrança da energia que for consumida da rede da concessionária.
PIS E CONFINS (Federais) com alíquotas de 1,65% E 7,6%, impostos que tem a finalidade de atender os programas sociais do governo, estes são cobrados de forma não cumulativa, ou seja, sofrem alterações mensais.

As bandeiras tarifárias foram criadas para repassar o custo variável de produção de energia ao consumidor final, normalmente ocorrem em períodos específicos como em épocas de estiagem, onde os níveis dos reservatórios das hidrelétricas baixam. A necessidade de utilizar as usinas termelétricas torna a geração muito mais cara, incidindo assim, as chamadas cobranças que são classificadas em bandeira verde, amarela e vermelha. Servem também para que o consumidor saiba como está o preço da energia no país e adequar seu consumo para que a conta não fique ainda mais alta no final do mês.

Dica para você economizar e ainda ficar livre de alguns impostos!

Somado a tudo isto, a boa notícia é que se você tem seu próprio sistema de geração de energia você fica livre da cobrança das bandeiras tarifárias. Esse benefício foi concedido pela ANEEL como estímulo para o uso das fontes de geração limpa e renováveis. Outro fator positivo, é que quando você gera sua energia, você se beneficia da simultaneidade, o que é gerado e já está sendo consumindo, essa energia não chega a ir para a rede, ou seja, passar pelo medidor, é LIVRE da cobrança de impostos.

E você que ainda não produz sua própria energia, agora já sabe como usufruir dessa grande vantagem. A Solartech está a 10 anos trazendo para você as melhores soluções, projetos sustentáveis e personalizados atendendo sua necessidade e ajudando você a ter muita economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =